O Governador Wellington Dias, acompanhado da Vice-Governadora, Margareth Coelho e do Secretário de Segurança, Capitão Fábio Abreu, lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira (20/03) a aplicativo Salve Maria. Esta é a mais nova ferramenta em auxílio à mulher vítima em situação de emergência desenvolvido pela SSP-PI em parceria com a ATI.
Em seu discurso, o Governador destacou o pioneirismo do Piauí com o aplicativo e parabenizou a Secretaria de Segurança pelo prêmio nacional, Selo de Práticas Inovadoras 2017, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, exatamente por práticas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Fábio Abreu e a diretora de Gestão Interna da SSP, delegada Eugênia Villa, receberam também policiais e comandantes que vão operacionalizar o atendimento através do aplicativo. O Secretário destacou que o atendimento a princípio é para celulares com sistema Android e que deve ser usado apenas em situação de emergência, alertando ainda que a ferramenta não permite trotes.
"É uma linha de comunicação direta com segurança pública. A pessoa baixa o aplicativo e se cadastra. Então, é como um botão de pânico, onde a vítima não precisa ligar ou falar. Uma vez acionado, o sinal georeferenciado é encaminhado à central e daí para as viaturas que irão atender a ocorrência. Os dados são armazenados na SSP com total sigilo do cadastro e isso vai evitar também questão do trote", explicou.
A Delegada Eugênia Villa informou que o aplicativo é mais uma iniciativa proposta pela Secretaria de Segurança para prevenir e combater crimes contra a mulher. Ela explica que essa é uma violência é silenciosa porque acontece a nível familiar e vem crescendo. Desta forma, o Salve Maria leva para dentro das casas uma forma de apoio importante.
"De julho a dezembro do ano passado, nas quatro Delegacias da Mulher de Teresina, os registros superam em três vezes o número de acidentes contabilizados na Delegacia de Transito. Risco da mulher está sendo dentro de casa. O Secretário Fábio Abreu tem sido um defensor desta causa e vem dando apoio para que possamos reduzir também este tipo de crime", afirmou Eugênia Villa.
Durante o período de criação do aplicativo policiais civis e militares passaram por capacitação em todas as regiões do Estado. Agora, com a operacionalização oficial do Salve Maria será possível observar e aperfeiçoar o atendimento.