A Secretaria Nacional de Segurança Pública- SENASP através da Coordenação Geral de Inteligência-CGI iniciaram hoje (05/06) em Teresina o Curso Segurança Orgânica para profissionais da Segurança Pública do Estado do Piauí. A abertura do curso aconteceu no Luxor Piauí Hotel e tem duração de 05 a 10 de junho atendendo o Plano Nacional de Segurança Pública. O objetivo do curso é fomentar a integração entre as Instituições da Federação e estimular a atividade de contrainteligência, viabilizando a produção do conhecimento.
Para Fábio Abreu, Secretário de Segurança Pública, o Piauí hoje é referência para o país no que trata a Inteligência e não tem dúvida que o Estado vai ser destaque e exportar esse conhecimento para os demais Estados. ´´Hoje nós estamos recebendo esse curso propiciado pela SENASP, que tem o objetivo de difundir conhecimento, de preparar nossos policiais para agir de forma integrada e tendo um bom relacionamento nas ações´´ destaca Fábio Abreu.
O coordenador geral de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, Delegado Romano Costa, esteve na abertura que ressaltou a importância de fortalecer a Inteligência do Estado. ´´As ações de inteligência são ações especializadas, que para tanto precisam de capacitação diferenciada para combater as organizações criminosas e integrar as agências de inteligência. O Piauí recebe esse curso de Segurança Orgânica que visa a produção e a salvaguarda do conhecimento como uma forma de prestigiar e integrar a comunidade de inteligência do Nordeste´´ demonstra o Representante da SENASP.
Segundo o Delegado Carlos César a CGI tem um foco em capacitação e atualização, e está ministrando esses curso para fortalecer as agência de inteligência, evitando vazamento de informações, diante da vulnerabilidade da tecnologia que correm risco de perder dados.´´Essa é mais uma ação do Núcleo de Inteligência para atualização nas atividades e fora esse curso do SENASP nossos policiais estam desde o mês de março recebendo conhecimento com uma turma em andamento na Escola Fazendária, através de uma parceria, utilizando o laboratório de informática para esse treinamento, capacitando nossos policiais para que tenham alto nível de conhecimento´´ explica o Delegado Carlos César.
De acordo com o Delegado Geral, Riedel Batista, o investimento em capacitação realizado pela Secretaria de Segurança Pública na Polícia Civil vai refletir positivamente nas ações. ´´Essas operações que são colocadas nas ruas, elas precedem de um trabalho de inteligência, para a proteção do policial e para que a operação tenha eficiência. Esses grandes casos que são resolvidos como roubo a banco, tráfico de drogas, homicídios, e outros casos no Estado do Piauí eles contam com apoio da Inteligência. Então essa capacitação vem mostrar a sensibilidade do Secretário para qualificação dos nossos servidores que precisam ser capacitados para prestar um bom serviço a sociedade´´afirma o Delegado Geral.
Participam do Curso de Segurança Orgânica policiais também das agências de Inteligência dos Estados do Amazonas, Roraima e Santa Catarina. O curso tem uma carga horária de 40 h/a com disciplinas como Fundamentos da Segurança Orgânica, Segurança dos Recursos Humanos, Segurança da Documentação e do Material, Segurança das Comunicações e da Informática, Segurança das Áreas e das Instalações, Segurança das Operações, Conceitos e Fundamentos de Contraterrorismo, Plano de Segurança Orgânica, Visita Técnica: Análise de Risco – Plano de Segurança Orgânica.
Informações Ascom SSP-PI