Buscando a modernização no que diz respeito a registros de Boletins de Ocorrência e Inquéritos Policiais, a Polícia Civil do Piauí está em fase de implantação de um novo sistema de procedimento eletrônico virtual que vai integrar bancos de dados de órgãos nacionais, como o do Denatran e da Receita Federal, permitindo a troca de informações entre os estados, como acesso a dados de suspeitos, carros roubados e diversos crimes.
Em primeiro momento, quatro Unidades Policiais em Teresina receberão o projeto piloto do sistema, sendo elas, as Delegacias de Homicídios, de Meio Ambiente, de Combate aos Crimes Tributários e de Proteção dos Direitos da Mulher-Sul.
Neste sentido, as investigações e conclusões de inquéritos serão facilitadas, visto que, tudo será digitalizado, não sendo necessário a autoridade policial solicitar informações e dados por ofício junto aos orgãos. Outro benefício é a possibilidade de comunicação de flagrante junto ao Poder Judiciário.
A previsão é que até o mês de abril de 2018, o sistema esteja implantado em todas as delegacias da capital, e posteriormente, em todo interior do Piauí. O sistema foi cedido gratuitamente pelo Ministério da Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça e Central de Inquéritos do Piauí.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil