INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Civil do Piauí
Policiais civis participam de curso; primeiro inquérito digital é feito no Piauí
28/08/2017 - 09:13  
  
Twitter 
Google+ 
.

 

Visando modernizar o gerenciamento das informações e agilizar os procedimentos policiais, a Secretaria Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em parceria com Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça está realizando a implantação do Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) que vai programar, fortalecer e realizar a integração dos profissionais da área da Segurança de todo o país. No Piauí, 22 policiais civis participaram de um treinamento na Escola Judiciária durante três dias e já estão utilizando o sistema.

O analista de negócios do projeto, Erival de Sousa, disse que a implementação do PPE proporciona a confecção online de boletins de ocorrência, instauração de inquéritos, termos circunstanciados de ocorrência, auto infracional, possibilitando uma integração na base de dados de mandados de prisão e consulta a veículos roubados. “Nós temos sete estados do país em fase de implantação do sistema. No Piauí, os procedimentos deixarão de ser manuais, produzidos em papel para aderir um sistema informatizado. Uma pessoa que comete um crime no Acre, e se, por ocasião, vier também cometer um ato no Piauí, nós teremos a oportunidade de utilizar essa informação para aprimorar a investigação policial”, disse o analista.

De acordo com o responsável pela capacitação dos profissionais da segurança no Piauí, delegado Juciêr dos Santos, o sistema já produziu 200 boletins de ocorrência e já está implantado na Delegacia de Homicídios, Delegacia do Meio Ambiente, Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC) e Delegacia Especializada em atendimento à Mulher zona Sul (DEAM SUL). “Nesse primeiro momento as quatro delegacias especializadas participaram da capacitação, no sentido de multiplicar o conhecimento entre os profissionais e responsáveis por projetos pilotos. Esse sistema vai agilizar a confecção dos procedimentos proporcionando mais tempo para investigação de um crime”. 

O gestor estratégico do PPE no Piauí, delegado João Marcelo Brasileiro de Aguiar, afirmou que a ferramenta representa um grande avanço na gestão da informação na Polícia Civil do estado. “Em Teresina, trabalhamos para finalizar a implementação em todas as delegacias até junho de 2018. Já no interior, esperamos até o final do ano estar com todas as unidades da Polícia Civil utilizando o sistema. Nesse momento já temos o primeiro inquérito digital iniciado pela DECCOTERC e o primeiro Termo Circunstanciado de Ocorrência digital na Delegacia do Meio Ambiente”, relatou.

O secretário de segurança do Piauí, Fábio Abreu, reconhece a importância no investimento na área da tecnologia como uma das principais ferramentas de combate ao crime. “É uma preocupação da gestão da segurança pública esse investimento em tecnologia que proporciona o fortalecimento na prevenção e repressão a criminalidade. A nossa intenção é continuar a parceria com o Sisnesp, permitindo um intercâmbio de experiência exitosa na área de tecnologia”, disse o secretário.

Além do Piauí, os estados do Maranhão, Sergipe, Acre, Amapá, Tocantins, Roraima e Rio Grande do Norte passam pela mesma fase.

 




Informações Ascom SSP-PI

Polícia Civil do Estado do Piauí
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-130, Teresina-PI
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral - © 2015. Todos os direitos reservados.