Perito Criminal do Instituto de Identificação do Piauí, Geraldo Vaz de Sousa Filho, foi agraciado com o 1° Lugar em positivação de latentes dentre os Institutos de Identificação estaduais. A honraria, concedida pelo Instituto Nacional de Identificação- INI/DIREX/PF, representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e contribuição ao Sistema AFIS Nacional da Polícia Federal.
O sistema AFIS foi implantado pela Polícia Civil do Piauí no ano de 2008, sendo o primeiro Estado da Federação a realizar convênio com o Instituto Nacional, para ter acesso ao cadastro automatizado de pesquisas de impressões digitais. Através do AFIS, os peritos são capazes de confrontar dados biométricos criminais de pessoas que lá estejam inseridas em todo país.
O Perito Geraldo exemplifica que teve casos que, em menos de dois dias após a prática de um furto, coletadas as digitais no local de crime, foi possível identificar a autoria de delito após o confronto no banco de dados do AFIS. “É muito bom ser reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo de anos. Vamos continuar prestando serviços que venham garantir maior resolutividade de casos e engrandecimento de nossa instituição”, disse o perito.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil