A Polícia Civil do Piauí realizou nesta segunda-feira (12/11), a solenidade de abertura 02 (dois) cursos de capacitação para Policiais Civis e Policiais Federais do Estado, em parceria com a Embaixada Francesa no Brasil. Foram disponibilizados policiais franceses com larga experiência em investigação e combate a crimes.
A solenidade contou com a participação de diversas autoridades estaduais como:
O Secretário de segurança, Coronel Rubens, Diretora de Gestão interna da SSP, delegada Eugenia Villa, Delegado Geral Riedel Batista, Diretor da Acadepol, Adolpho Henrique, Adido da Embaixada Francesa, comandante Serge Giordano, Juiz da Central de Inqueritos do TJPI, Luis Moura, Procurador chefe do MPT-22ª Região, Ednaldo Rodrigo, Desembargador do TJ Edvaldo Moura, Promotor de Justiça Sinobilino, assim como o deputado federal, capitão Fabio Abreu e do presidente do Sindepol, delegado Higgo martins.
Os cursos serão promovidos com o apoio do Ministério Público do Trabalho-22 Região e Sindicato dos Delegados de Polícia do Piauí-SINDEPOL.
O primeiro curso Técnicas de monitoramento, campanas e detenção no âmbito da luta contra os entorpecentes, será ministrado pelos instrutores Franck Sohier (Comandante de Polícia do CIFAD) e Patrick Lasalle (Comandante da Polícia Parisiense), iniciou na data de ontem (12) e prossegue até o dia 16 de novembro de 2018, no período da manhã e à tarde.
O segundo curso Técnicas de investigação sobre a cena de um crime, acontece entre os dias 19 e 23 de novembro e será ministrado pelo instrutor Charles Antoine André (Coordenador de Operações de Criminalística e Chefe Adjunto de Gendarmeria-França), tendo a mesma duração do primeiro, 40h/a.
Desde de 2015, diversos cursos têm sido disponibilizados pela Polícia Civil do Piauí com o intuito de qualificar os policiais tendo em vista uma melhor prestação de serviços a sociedade e defesa da segurança pública, como foi o caso do curso realizado em setembro de 2017 em parceria com a Embaixada Norte Americana, através do Departamento de Polícia de Miami.
Os cursos acontecerão na Acadepol, sendo que 25 policiais, entre Delegados, Agentes e Peritos da PC-PI e PF-PI, serão capacitados a cada semana, totalizando 50 participantes ao final.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil