O Canal Educação é um Programa realizado pela Secretaria de Educação e está presente nos 224 municípios, 403 escolas, com 4129 turmas e atende 34.329 alunos. Os profissionais da segurança pública inicialmente realizarão um treinamento com a equipe do Canal Educação para conhecer e utilizar todos os recursos disponíveis, que permitem uma educação presencial com mediação tecnológica com efeitos visuais, efeitos 3D, interação dos alunos ou ouvintes, etc.
´´A principal questão que buscamos é a valorização do servidor e essa ferramenta vai permitir realizar capacitação dos policiais e bombeiros que estão atuando, já desenhado no Plano Estadual de Segurança. Isso leva a um profissional mais qualificando resultando em um melhor serviço a população. Outra frente é ampliação do aplicativo Salve Maria e enfrentamento dos indicadores de violência no sentido da repressão. Os Bombeiros Militares podem usar o Canal Educação para levar orientações, atitudes preventivas. E muitas outras atividades como o Proerd e o Papo com a PC´´, explica o Secretário de Segurança, Cel Rubens Pereira.
O Secretário Educação, Helder Jacobina, destaca o Canal Educação como uma ação de governo, ´´é um canal inclusivo, uma educação de maneira abrangente que a gente quer levar isso para outros órgãos também, para que num momento de crise melhorar a questão da estrutura, melhorar o acesso as capacitações, evitar os gastos com diárias e uma serie de situações. E o Canal Educação está disponível para Secretaria de Segurança para que a gente possa capacitar pessoas nos mais diversos locais, vai facilitar o acesso aos profissionais sem precisar se deslocar dos municípios para capital. O Canal Educação possui cinco estúdios, em Teresina é transmitido via satélite para os 224 municípios, a equipe da SSP pode ir aos estúdios e fazer a transmissão dos seus cursos, suas reuniões, suas capacitações e existe ainda a possibilidade de interação com o público e transmissão ao vivo pelo Youtube´´, destaca Jacobina.
Para Delegado Geral, Lucy Keiko o maior ganho com a assinatura é a economia e o alcance que a tecnologia pode proporcionar, ´´vamos poder utilizar o Canal Educação para fazer reuniões, por exemplo, com Delegados que estão no Interior do Estado sem que eles precisem se deslocar e gastar com diárias, combustível, além disso, podemos ofertar cursos para os diversos policiais lotados em todo o Estado”, enfatiza o Delegado.
Informações Ascom SSP-PI
Fotos: João Albert e Ascom/SSP