Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é comemorado em 18 de maio com a Campanha Faça Bonito. A mobilização visa o enfrentamento a estes tipos de crimes e a Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA, vem realizando este combate diariamente desde a sua criação. Muitos casos de repercussão foram solucionados pela delegacia com indiciamento de acusados.
Esse ano, mais uma vez em alusão ao dia, a campanha que conta com a participação da Polícia Civil vem ressaltar a importância de participação dos diversos setores da sociedade nessa enfrentamento. A flor, símbolo da campanha, marca a articulação conjunta em todo esse mês, Maio Laranja.
De acordo com a titular da DPCA, delegada Lucivânia Vidal, as crianças e adolescentes são vítimas principalmente de crimes de estupro qualificado e de vulnerável que ocorrem geralmente no ambiente familiar. “Muitas vezes, as vítimas nem ao menos sabem o que está acontecendo e nesta campanha fazemos alerta para que toda sociedade seja vigilante, observando o comportamento de crianças e adolescentes, pois as atitudes destas mudam no momento em que se tornam vítimas”, acrescenta à delegada.
Todos os cidadãos são responsáveis pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Denuncie!!! Registre seu Boletim de Ocorrência na DPCA. Todas as investigações correm em segredo de justiça.
FAÇA BONITO!!!
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil